Hipócritas sem batom

Três mil anos antes de Cristo os egípcios já usavam sombras, blushs e pós como formas de embelezamento. Logo depois, caravanas levaram a maquiagem para a Grécia, contagiando também a Roma antiga, onde tanto mulheres, quanto homens usavam os produtos. Durante a idade média a religião falou mais alto que a vaidade e a maquiagem só ressurgiu depois no século XV, quando a Itália e a França tornaram-se os principais fabricantes de produtos de beleza. Nessa época, quem usava maquiagem era só a alta classe da sociedade. Só no século XVIII é que ela virou algo de uso comum. Mesmo assim não era bem aceita em todos os países, na Inglaterra por exemplo, as mulheres julgavam essa atitude vulgar e desrespeitosa. Esse preconceito só acabou em 1920 quando ela ganhou impulso através dos cinemas. Mas pra que toda essa história? Mesmo hoje em dia a maquiagem tendo se popularizado, o preconceito ainda existe e muita gente crítica quem é usuária assídua dos produtos de beleza.
Quem nunca ouviu, ou leu, alguém dizer que, maquiagem é apenas uma capa, que quando a usamos não somos nós mesmas, que estamos escondendo nossa beleza, que usamos só pra "aparecer" ou se "vender"? Eu já ouvi muitas e muitas vezes. E não concordo. Quando alguém passa um batom ou qualquer outro produto, ela tem seus próprios motivos e quem somos nós pra julgar isso. Maquiagem não é só pra conquistar um cara, fazer inveja na colega de trabalho, não é só pra ficar com a pele mais bonita - até porque não precisamos dela pra isso - mas é, também, uma forma de levantar a auto-estima, se sentir bem, melhorar o humor e até, quem sabe, uma forma de terapia. Já vi histórias de garotas que se achavam feias e incapazes de ser e conquistar qualquer coisa e, hoje são pessoas de grande influência na internet, que agora tem auto estima pra andar por ai do jeito que quiser e ajudar outras pessoas com o mesmo problema. Isso tudo só porque aprenderam a preparar a pele e passar um corretivo. É injusto julgar uma pessoa pela aparência, achar que ela é vazia e você é melhor só porque tem coragem de sair na rua como acorda, de andar por ai sem batom. Personalidade e conteúdo vão além disso. Não sou nenhuma expert e defensora da maquiagem, mas eu sou muito a favor de cada um poder se expressar da forma que acha melhor. De cada um poder fazer o que acha que deve com seu corpo, com seu rosto. Nós temos que aprender que hoje em dia ninguém é igual, a tendência é só aumentar as diferenças na sociedade e existem problemas piores pra nos preocuparmos. Ninguém precisa achar bonito ou certo o jeito como a outra pessoa anda pelo mundo, mas, precisamos não ser hipócritas ao criticar uma atitude que, não é igual a nossa, mas pode ser bem parecida se formos olhar outras questões. O mundo ás vezes é um lugar difícil de se viver mas se tivermos respeito com outras opiniões, criamos um ambiente melhor pra todos. Pense nisso. 
Me acompanhe nas redes sociais

5 comentários:

  1. Gostei pra caramba do blog!
    Não pare de atualiza-lo, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Letícia. Cada um tem o direito de se expressar da forma que bem entender. Não uso maquiagem com frequência, mas gosto de passar um batom vermelho quando acordo dando bom dia para o sol. (Risos). E também quando quero me destacar em algum lugar ou simplesmente dar uma cor a mais para o meu rosto. Adorei o seu blog! :D

    www.garotaaplicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Ellen !
      Que bom que gostou do blog, volte sempre pra visitar :D
      ps. vou visitar o seu com certeza hahaha

      Excluir

Comenta ai !

Tecnologia do Blogger.