Wish livros do mês :Jornalismo!

Fala galerinha do mal! Como estão passando esse início de ano? Espero que bem. Esse ano provavelmente eu não vou viajar nem fazer nada de muito extraordinário mas, vou dedicar bastante tempo ao blog, então fiquem preparados que tem muitos posts e surpresas preparados. Esse mês decidi fazer uma wish list temática. Pra quem não sabe eu quero fazer jornalismo, por isso, andei pesquisando vários dicas e livros que vão me preparar e ajudar na faculdade. Mesmo quem não se interessa no curso pode gostar de alguns dos livros que ajudam a melhorar a escrita e são documentários e histórias interessantes (tem até romance sabia?). Eis a lista: 




O Manual do Foca - Guia de Sobrevivência para Jornalistas (Thais de Mendonça Jorge): Não é raro que o mesmo jornalista que entreviste hoje um astro de rock, amanhã seja escalado para conversar com um político e no dia seguinte cobrir a coletiva de uma cientista renomada. E como conseguir boas matérias de personalidades tão diferentes? Como dominar tantas informações e torná-las inteligíveis ao leitor? Esse livro explica conceitos da área sempre com vários exemplos. Ainda trata de assuntos como pauta, reportagem e entrevista. É ótimo pra quem ainda não conhece muito bem a área pois o glossário esclarece as principais dúvidas. Indicado tanto para estudantes quanto para profissionais já formados.

Jornalismo e Desinformação (Leão Serra): Atualmente temos diversos recursos para obter informação, ás vezes em tempo real, como rádio, televisão, revistas, jornais, internet e até mesmo o cinema. No entanto, muitas pessoas não sabem o que ocorre no mundo ou têm uma visão incompleta dos fatos. Com esse livro Leão Serra aborda o tema com conhecimento e profundidade, e afirma que esse processo de desinformação favorece algumas pessoas mas prejudica outras por não ser pluralista nem democrático. Recomendado para jornalistas, estudantes e ao público que deseja se manter bem informado. 

Bling Ring - A Gangue de Hollywood (Nancy Jo Sales): Entre 2008 e 2009, as residências de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e diversas outras celebridades foram invadidas e saqueadas. Os ladrões, um grupo de jovens de famílias abastadas, levaram o equivalente a 3 milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de grife. Por que esses garotos, que em nada correspondiam à tradicional imagem dos bandidos, realizaram crimes tão ousados? A jornalista Nancy Jo Sales entrevistou todos os envolvidos, incluindo os pais e os advogados dos jovens, e até mesmo as celebridades que sofreram os assaltos. “Em Bling Ring - A Gangue de Hollywood”, ela apresenta todos os detalhes de uma das quadrilhas mais audaciosas de nossos tempos.

Malas, Memórias e Marshmallows (Fernanda França) : Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar mundo afora. Ela embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro.

1984 (George Orwell): No último romance de George Orwell a história fictícia se passa em uma Londres que é liderada pelo partido político do Grande Irmão, onde tudo e todos são monitorados 24 horas por dia. O protagonista então cria coragem e passa a lutar contra esse sistema após se apaixonar. A história é importante para o cenário do jornalismo pois, a cada dia que passa, caminhamos para uma realidade pós-moderna em que a tecnologia pode passar a nos controlar de alguma forma. 


A Notícia como Fábula (Renato Modernell): Esta obra examina a forma pela qual a realidade e a ficção se entrelaçam nos textos jornalísticos. O foco dirige-se ao âmbito jornalístico, com base na análise de textos publicados em diferentes veículos e em épocas diversas. O autor desvenda mecanismos presentes no processo de ficionalização do texto, conforme atuem de modo direto ou indireto. O objetivo da obra é estimular a consciência crítica das novas gerações de jornalistas, contribuindo para uma nova postura no trato da informação e no ofício da escrita. O livro se destina a estudantes de jornalismo e a todos os que se interessam pela arte da escrita, seja ela baseada na realidade ou na imaginação.

E aí, gostaram das sugestões? Alguém também quer fazer jornalismo e tem algum livro pra indicar ? Não deixe de comentar aqui ou comigo lá no twitter @umpoucodesorte . Beijox 
Me acompanhe nas redes sociais

Nenhum comentário:

Comenta ai !

Tecnologia do Blogger.